Publicações
Confira os direitos de quem tem plano de saúde durante a pandemia
Diante à pandemia que surpreendeu a todos em escala mundial, várias dúvidas cercaram aqueles que beneficiam-se de planos de saúde particulares.
Visando a contenção de danos e garantia de todos os direitos do consumidor, a Agência Nacional da Saúde (ANS) prontamente tomou frente aos processos necessários de regulamentação e padronização de serviços oferecidos aos beneficiários da rede privada de saúde.
Confira abaixo o que mudou!
Primeira decisão
Antes de qualquer outro entendimento e com o objetivo de não gerar possíveis impasses, foi pioneiramente firmada a inclusão da Covid-19 no rol de doenças cujo tratamento correspondente é obrigatoriamente coberto pelos planos.
Entretanto, a cobertura do teste de identificação de diagnóstico inclui-se exclusivamente quando acompanha solicitação médica.
Cuidado e isolamento social
Aprovada e devidamente regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina, a execução do atendimento médico online é regida por lei temporária vigente enquanto durar o estado de calamidade pública decretado pelo Governo Federal.
A medida tem por objetivo desafogar as agendas médicas e evitar a ida a hospitais e clínicas, o que aumentaria a chance de contaminação.
A telemedicina, comoé chamado o exercício médico online, deve seguir todos os padrões de ética determinados: confira nosso post sobre o assunto!
Prorrogações
Cirurgias e procedimentos eletivos serão prorrogados pelo mesmo motivo: reduzir o fluxo de circulação de pessoas nos hospitais e clínicas.
Os procedimentos a serem adiados e os que mantêm-se na data anteriormente definida podem ser consultados no site da Agência Nacional de Saúde.
Contratei o plano recentemente. Como funciona a carência?
A carência define-se pelo tempo que os serviços oferecidos pelo plano são disponibilizados após a homologação do contrato.
Durante o corrente estado de calamidade pública, a Covid-19 foi integrada na classificação de urgência, sendo inconstitucional sofrer carência para atendimento maior que 24 horas.
Ainda tem dúvidas sobre o tema? Nós do escritório Bruno Silva & Silva Advogados nos colocamos à disposição para esclarecê-las. Será um prazer lhe atender!