O dia 17 de Novembro é considerado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e Novembro é considerado o Mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Essas datas são marcadas pelo intuito de informar e conscientizar os homens sobre a importância do combate e prevenção do câncer de próstata e outras doenças masculinas como o câncer nos testículos.

O que é câncer?

Câncer é a nomenclatura comumente utilizada para mais de 100 doenças malignas que têm como sintoma o crescimento desordenado de células. É uma doença devastadora, de causas variadas e que acomete órgãos, tecidos, músculos, cartilagens, ossos e sangue.

O que é a próstata?

A próstata é  uma pequena glândula – exclusiva do sistema reprodutor masculino – que pesa aproximadamente 20 gramas. Seu formato parece com o de uma castanha. Ela localiza   abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). Sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

O câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum de câncer identificado entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma), conforme dados de Junho de 2022 do Instituto Nacional de Câncer – INCA. Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Sintomas do câncer de próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, os sintomas mais comuns são:

  • dor óssea;
  • dores e dificuldade para urinar;
  • vontade e necessidade de urinar com maior frequência;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • diminuição do jato de urina;
  • presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

 

Fatores de risco

  • Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
  • histórico familiar próximo de câncer de próstata (pai, irmão e tio);
  • raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
  • obesidade.

Como prevenir?

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:

  • Ter uma alimentação saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Praticar atividade física;
  • Não fumar;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Tratamento

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Ainda que não se verifique sintomas, homens com 45 anos ou mais que possuam fatores de risco, ou homens com mais de 50 anos sem estes fatores, devem consultar um urologista para conversar sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) e também sobre o exame de toque retal. É através deste segundo exame que o médico consegue perceber alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de inúmeras variantes; como estado de saúde atual do paciente, a existência de doenças preexistentes e expectativa de vida.

 

Esperamos ter esclarecido e auxiliado em alguns pontos.

Fontes:

Ministério da Saúde

Agência Brasil

Sociedade Brasileira de Urologia

Secretaria de Saúde do Estado do Paraná

Como podemos ajudar?

O escritório Bruno Silva & Silva Advogados presta serviços jurídicos modernos e se destaca no mercado pela atuação ética e responsável em consultoria e formulação de soluções inovadoras para as demandas dos clientes. Seremos um excelente parceiro de pessoas físicas e jurídicas a fim de sanar dúvidas a respeito de temas inerentes aos direitos das pessoas com câncer.

Na atuação no ramo do Direito do Consumidor; atuamos como assessoria jurídica especializada. Buscamos a redução dos riscos da atuação na área de saúde, atuamos em sede de direito individual e coletivo do consumidor, prestando serviços à pessoas físicas e jurídicas, e também a associações voltadas à defesa dos direitos dos consumidores. Na seara extrajudicial, auxiliamos nossos clientes na elaboração, análise e interpretação de contratos de consumo, formulação de pareceres, petições, requerimentos, notificações, além da apresentação de defesas e interposição de recursos contra a aplicação de sanções administrativas, etc.. Contamos com profissionais talentosos e capacitados em nossa banca, visando acompanhar todas as questões da relação processual. Buscamos trazer soluções inteligentes e eficientes para cada tipo de conflito.

Temos expertise para atuação em todos os níveis de complexidade e em diversas hipóteses de conflitos e capilaridade para atender nos estados da Bahia, Pernambuco e no Distrito Federal. Entre em contato conosco! Sua visita será bem-vinda. Se preferir, teremos satisfação em ir ao seu encontro, com nosso atendimento personalizado e com hora marcada. Temos disponibilidade de para atendimentos em horários não comerciais.

1) http://bsesadv.com.br/

2) https://www.instagram.com/bsesadvogados/

Linkedin https://www.linkedin.com/company/bruno-silva-silva-advogados-associados/

Facebook – https://www.facebook.com/bsesadvogados/

3) E-mail: contato@bsesadv.com.br

4) Av. Luís Viana Filho, nº 6462, Salas 1004/1005, Torre B, Empresarial Wall Street  Salvador – BA, CEP: 41730-101

5) Telefone: +55 (71) 9.8829-2866

 

O conteúdo deste artigo é meramente informativo e não pode ser comparado a um parecer profissional sobre o assunto abordado ou uma consulta médica. Os esclarecimentos sobre o câncer de próstata devem ser sanados em avaliação com profissional habilitado. Sugerimos consulta a um médico oncologista.