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Caí num golpe durante uma compra online. O que fazer?
Com a tecnologia em evolução constante, torna-se cada vez mais rápido o acesso à possibilidade de efetuar compras através de plataformas on-line.
De uma simples caixa de alfinetes a um lindo apartamento, inúmeros são os produtos ofertados em sites de e-commerce.
Diante tal facilidade, é de suma importância que o momento da compra seja acompanhado de atenção extrema e olhos atentos, assim evitando golpes e fraudes.
Isso é necessário uma vez que, justamente pela simplificação do acesso às ferramentas digitais, arquitetar fraudes que podem passar despercebidas também tornou-se mais fácil.
Cair em golpes não é mais tão inesperado assim!
Teve um momento de desatenção? Tomou todas as medidas de segurança necessárias e mesmo assim envolveu-se numa fraude?
Continue lendo e saiba como agir.
Imediatamente contate a operadora do cartão
Assim que perceber que entrou em uma furada, mantenha a calma e não hesite: entre em contato com a operadora do cartão por onde qual a “compra” foi realizada, exponha a situação e rapidamente peça o cancelamento da operação, além do bloqueio da sua via.
Essa operação pode ser realizada através do seu Internet Banking, evitando o estresse de uma ligação em um momento tenso como esse.
Suporte Interno da plataforma
Caso o golpe tenha sido aplicado dentro de uma plataforma de e-commerce que conta com vários vendedores, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor.
A maioria dos grandes sites conta com várias opções de contato. Atente-se aos horários de atendimento e opte pela opção mais rápida.
Exponha sua situação e exija o suporte necessário para fazer o intermédio entre o criminoso e a responsabilidade do site, uma vez que a verificação de segurança claramente contou com falha grave.
Não funcionou? Recorra para a justiça
Caso tenha demorado para perceber o golpe – o que pode causar transtornos em sua comunicação com a instituição financeira envolvida – ou até mesmo sofrido uma fraude não associada a nenhuma plataforma, rapidamente procure o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de sua cidade.
Abra a denúncia levando consigo o maior número possível de detalhes, dados e operações aos quais você tem acesso, facilitando assim as investigações e a efetivação dos seus direitos de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Previna-se!
Como sempre ouvimos durante a vida, prevenir é melhor que remediar.
Um momento de compra pode ser empolgante, mas atenha-se a colocar a razão em frente à emoção para evitar dores de cabeça, prejuízos e transtornos.
Antes de digitar os números do cartão em qualquer lugar, verifique as questões de segurança.
Observe se a plataforma possui selos de garantia de sites que medem a reputação de e-commerces através de relatos de outros consumidores, como o Reclame Aqui, E-Bit e Buscapé, por exemplo.
Além disso, atualize sempre seu anti-vírus. Algo que pode parecer banal pode ser o que bloqueará anúncios maléficos e te alertará sobre sites suspeitos e sem bons precedentes.
Cuide de sua saúde financeira. Fique atento!
Restaram dúvidas sobre o assunto?
Nós do escritório Bruno Silva & Silva Advogados estamos à disposição para esclarecimentos. Será um prazer te atender!